11 de abr. de 2015

Caixa de Fusíveis by André Milke (post 1057)

Você já teve mau contato nos fusíveis tipo “europeus” no seu Niva? 
Pode ser por diversos motivos, os mais usuais são: 
  • Folga nos contatos
  • Falta de pressão nos contatos
  •  Oxidação
  •  Fusíveis de baixa qualidade




Para resolver estes problemas decidi fazer uma modificação para adaptar os fusíveis tipos lâmina nos suportes originais do Niva. Inicialmente eu tinha pensado em substituir as caixas de fusíveis por caixas de fusíveis modulares para fusível tipo lâmina, o problema destes receptáculos é que possuem conectores de latão de baixa qualidade e com uma folga muito grande entre a lâmina do fusível e o terminal tipo Faston. Normalmente os fusíveis apresentam uma largura nos terminais de 5,1mm e os terminais são de 6,35mm; esta folga deixa os fusíveis com folga também; isto pode ser pior que manter os originais. Pode haver superaquecimento neste tipo de conexão.



Caixas de fusíveis modulares para fusíveis tipo lâmina. Receptáculos com conectores de latão de baixa qualidade e com uma folga muito grande entre a lâmina do fusível e o terminal tipo Faston.



Os fusíveis tipo lâmina apresentam uma largura nos terminais de 5 mm e os terminais são de 6,35 mm; esta folga deixa os fusíveis com folga.


  
Os fusíveis tipo lâmina apresentam uma largura nos terminais de 5,1 mm e os terminais são de 6,3 mm; esta folga deixa os fusíveis com folga.



Largura do terminal Faston padrão: 6,3 mm; esta folga deixa os fusíveis com folga.



Apoveitando as dicas e a idéia do Camarada “Bacalhau” no seu Niva  (http://felixtheniva.blogspot.com.br/2011/06/adaptacao-dos-fusiveis-do-niva.html)  decidi fazer o mesmo no meu Niva com algumas pequenas diferenças na soldagem dos conectores Faston; utilizei terminal Faston padrão 4,8 mm e de boa qualidade.
Solda estanho/chumbo com liga eutética 63/37 realizada nos conectores e porta fusível original.

                  
Terminal Faston padrão 4,8 mm;



Solda estanho/chumbo com liga eutética 63/37 realizada nos conectores e porta fusível original.
  


Reforço de cabo elétrico 1,5 mm com solda estanho/chumbo com liga eutética 63/37 realizada nos conectores e terminais do porta fusível original.


Reforço de cabo elétrico 1,5 mm com solda estanho/chumbo com liga eutética 63/37 realizada nos conectores e terminais do porta fusível original. Solda Superior



Reforço de cabo elétrico 1,5 mm com solda estanho/chumbo com liga eutética 63/37 realizada nos conectores e terminais do porta fusível original. Solda inferior

.
.
.
Fonte:
André Milke
.
.
.





Um comentário:

James disse...

Preciso fazer o mesmo.Parabens!