Dr. LADA responde... (Mecânica)



Dr. LADA responde... (Mecânica):

Uma página exclusiva de perguntas e respostas sobre a mecânica Lada Niva...
E o Dr. Lada irá responder tirando suas dúvidas e te orientando da melhor maneira.

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Sua pergunta e a resposta do Dr. Lada será publicado aqui na nossa página...

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Dr. Lada Responde, Bobina para o Niva (Post 1217)


“...que tenha sido por conta das primeiras importações que chegaram no ano 90 e as demandas de reposições foram acontecendo na sequência.”


Pergunta do Niveiro Rodrigo de Inhumas – GO:
"Dr. Lada, qual a bobina que devo usar no Niva de motor original 91?”

Resposta do Dr. Lada:

“Salve Camarada Niveiro Rodrigo! Eu costumo indicar a bobina que uso da marca Bosch (vermelha) de referência: 9220081077. Sua indicação é  do ano 93 a 99. Acredito que tenha sido por conta das primeiras importações que chegaram no ano 90 e as demandas de reposições foram acontecendo na sequência. A Bosch lançou a sua em 93 para concorrer no mercado. Só achismo...”



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Dicas Para Comprar Um Lada Niva 4x4, Dr. LADA Responde (Post 1215)


“...há quem diga que as viaturas 4x4 são lentas, mas elas precisam frear também.”

Pergunta do futuro e atual Niveiro Carioca Leandro: "Dr. Lada, pretendo olhar um Lada Niva hoje pra comprar, o que é mais importante a ser observado na avaliação de carro 4x4?"

“Uma excelente pergunta Leandro! Comprar um veículo 4×4 não é uma tarefa fácil para quem quer evitar problemas futuros. De inicio recomendo que não se atente para o bonitinho e arrumadinho, podem ser fatores de atração, mas temos que observar muito mais que sua aparência. O primeiro item que observo é o motor, devemos procurar saber se é o original do carro ou é adaptado, e é de suma importância consultar o seu mecânico de confiança, pois observará os detalhes de um motor em baixa e em alta rotação, assim como sua alimentação de combustível e vazamentos. O segundo item que observo é conjunto de caixa de marchas e transferências que são: o câmbio, a reduzida e o bloqueio, itens que pode testar até com o veículo parado, mas será extremamente necessário um teste drive com a viatura candidata, daí poderá testar suas funcionalidades. O terceiro item importante é a suspensão, sugiro que dê preferência por viaturas sem modificações na suspensão, a não ser que seja um conhecedor do assunto. Verifique o alinhamento e o comportamento do carro em terreno plano e os seus barulhos emitidos. O quarto item e não menos importante é a parte elétrica e as suas funcionalidades. O quinto item, vai depender de qual será a sua utilização, daí eu observo a parte interna, sua conservação e suas funcionalidades. O sexto item é o sistema de direção deverá ser verificado. E por o sétimo e ultimo item eu observo a chaparia, verifico se há pontos de ferrugem ou corrosão, pois é fundamental para se determinar o estado geral da estrutura da viatura. Ah, não devemos esquecer do sistema de freios, há quem diga que as viaturas 4x4 são lentas, mas elas precisam frear também! Espero ter ajudado Leandro, e ‘Solta o Burro, Solta o Burro!’” 

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Dr. Lada Responde, Manuais Diversos ( Post 1213)
“...sou curioso, gosto de mexer em tudo...”



Pergunta do novo Camarada Niveiro Rangel Rocha de Picos - PI:
"Acabo de comprar o Niva dos sonhos, sou curioso, gosto de mexer em tudo, daí pergunto: onde consigo os manuais de mecânica do Niva para que eu mesmo possa dar manutenção na minha nova viatura ou orientar algum mecânico?”

“Fala Camarada de Rocha, no blog do Grauçá estão disponíveis vários tipos de manuais, desde o proprietário do Niva, a manutenção, em várias línguas, a catálogo de peças genuína da Rússia, vou disponibilizar alguns links, divirta-se com o brinquedo novo... Como diz o Betão: ‘Solta os Burros’ rsrsrsrs...”


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Dr. LADA RESPONDE - Mecânica: Como Desmontar o Painel do Lada Niva (post 1200)

Pergunta do Zequinha Oficial do Grauçá, Lacerda Perninha de Coentro, de Canavieiras/BA: "Dr. Lada, pretendemos consertar o painel do Grauçá, mas não sabemos como se desmonta, poderia nos ajudar orientando?"



“Grande Perninha, só por acompanhar as façanhas das adaptações e upgrade do Grauçá posso lhe nomear um Niveiro sem Niva? Acho que sim, mas valos lá. Existem quatro porcas na parte superior da parede corta-fogo (duas atrás dos instrumentos e duas no fundo do porta-luvas). Embaixo tem uns parafusos (não lembro quantos) fixados na travessa. No painel de instrumentos deverá desconectar com cuidado o cabo do velocímetro, o chicote (3 plugues) e terá acesso a parede corta-fogo e alcançará as porcas. Deverá tirar as porcas com uma chave canhão ou biela. Não lembro exatamente, mas me parece que é chave 8. Boa sorte, e como diz o Betão: Solta o Burro, Solta o Burro!.” 

Colaborador:

Leonardo Cardoso
A SAGA DO PAINEL RACHADO – por Leonardo Cardoso (post 951)


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Dr. LADA RESPONDE - Mecânica: Troca do Acoplamento de Borracha (post 1161)



Pergunta do Niveiro Nilton Souza Mello de Iguaba Grande/RJ: "O acoplamento de borracha do Niva, os parafusos que os prende, entram os seis na mesma direção? E se for, e de traz pra frente ou ao contrário?”


“Grande Niveiro Nilton Mello, são contrapostos, sendo três parafusos e três pra outro, entrando intercalados um a um em direções opostas, mas tem que tirar todo o acoplamento da transmissão pra soltar as porcas dos parafusos.”  

Colaboradores:

Anderson "Kavuska" Areal
Flugêncio Ferreira 



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Dr. LADA RESPONDE - Mecânica: Falta de Circulação de Óleo no Motor (post 1148)


“...o mecânico sinalizou que não deveria rodar com a viatura, pois poderia travar o motor e o prejuízo ser maior...”


Pergunta de Armando Dolly do Rio São Francisco:
“...a ignição do Niva está pesada e demorava muito de pegar, levei ao mecânico para diagnosticar. Fazendo as investigações ao chegarmos a tampa do bocal onde coloca-se óleo no motor, verificamos que não havia óleo circulando por ali. Percebemos que o óleo não estava subindo, então ele pediu para que eu ligasse novamente o motor enquanto retirava o filtro de óleo, na esperança de jorrar óleo pra todo lado, nada aconteceu. O mecânico sinalizou que não deveria rodar com a viatura, pois poderia travar o motor e o prejuízo ser maior. Achávamos que poderia ser a bomba de óleo entupida ou pifada mesmo. E aí seria trabalhoso... Pergunto ao Dr. Lada: Será que terei que abrir o motor para acessar a bomba de óleo e sanar o problema?!...”

"Prezado Niveiro Armando Dolly, verifique a abaixo do distribuidor, retire ele, veja dentro do bloco do motor uma engrenagem com umas ranhuras internas bem fininhas, elas podem estar gastas e não estar acionando a bomba de óleo, um serviço rápido de 20 minutos se tiver a peça em mãos."






Colaboradores:
James Gama da Expedição Nordeste-Central (www.expedicaonordeste-central.blogspot.com.br)
e os
Niveiros Dinossauros Anderson Kavuska Areal e Flugêncio Ferreira com participações especiais!

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Dr. LADA RESPONDE - Mecânica: Transferência 4x4 para 4x2 (post 1113)

Pergunta de Fraeder:

“Olá tenho um pensamento para fazer no Niva, mas não sei se é possível. O Niva é 4x4 integral, não sendo possível utilizá-lo 4x2 sem retirar um dos cardãs, existe algo que possa ser adaptado ao Niva para que possa coloca-lo 4x2 e quando necessário acionar o 4x4 novamente como é comum em outros veículos 4x4? Algo que de dentro do carro eu consiga acionar o 4x4 novamente?”

Sim, é possível. Existem sistemas que desligam o cardan dianteiro e deixam o Lada Niva 4x2. É um sistema comercial vendido na Ladapower (http://www.ladapower.com/index.php?option=com_virtuemart&view=productdetails&virtuemart_product_id=2702&virtuemart_category_id=43) oferece as posições de 4x4 normal, 4x2 normal e 4x4 bloqueado. Seu veiculo terá uma posição a mais na alavanca de bloqueio (a menor) onde será o 4x2.
Espero ter ajudado!



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Dr. LADA RESPONDE - Mecânica: Óleos Lubrificantes (post 1112)


Pergunta de Régis Eduardo de Porto Alegre-RS:
“Qual a densidade e quantidade dos óleos da caixa de câmbio e diferenciais do Niva”
Conforme o manual do Lada Niva 1600 a CAIXA de MARCHA tem a capacidade de 1,35 litros de óleo API GL-4/SAE 80W90, mas segundo mecânicos especialistas, comprovaram que faltam mais uns 500ml para completar aproximadamente no mínimo 1,8 litros e facilitar a lubrificação da 5ª marcha e ré.  Já o DIFERENCIAL DIANTEIRO tem a capacidade de 0,9 litros e o DIFERENCIAL TRASEIRO tem a capacidade de 1,3 litros de óleo API GL-5 e ou MIL-L-2105D de SAE 75w90.


Espero ter ajudado.

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Pergunta de Raimundo Lacerda: 
"...poderíamos melhorar o arrefecimento do Niva?!..." 

Sim com certeza! Para melhorar o arrefecimento do seu Niva basta fazer um pequeno investimento de um novo reservatório de expansão, uma alteração simples que trás bons resultados, a sugestão é usar o RESERVATÓRIO de EXPANSÃO do UNO, é um sistema selado, moderno e eficiente. A troca é muito simples, faz necessário também uma tampa de radiador simples, porem para sistema selado. Deverá também usar tampa para 1.0 e ou 1.4 Bar. Dê uma olhadinha na matéria "Sistema Selado de Arrefecimento by Fuynha Mustelidae (post 1092)

Espero ter ajudado, até breve!... 

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Travamento de Bloqueio (post 1109)

Pergunta de Marcel Moraes de Jundiaí:
“... o bloqueador do meu Niva travou no meio, não vai nem pra frente, nem pra trás e esta bloqueado, tem alguma dica pra destravar?”

Marcel, liga o carro, engrena a ré, da um saída rápida “para trás” não muito brusca como se fosse fazer uma meia embreagem, em seguida sem desengrenar a ré retorne a alavanca de bloqueio para o lugar original de condução. 

 Espero ter ajudado, até breve!...

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